VÍDEO VIRAL NA NORUEGA USA CORAL DE GAROTAS PARA DEFENDER A AGRICULTURA FAMILIAR

Credito: Pikekoret IVAR/Youtube
Vídeo já foi visto mais de 160 mil vezes

Vídeo viral na Noruega usa coral de garotas para defender agricultura tradicional

Uma música sobre agricultura na Noruega virou um grande hit no YouTube - e não só porque as cantoras são mulheres ou pela referência a uma bucólica vida rural.
A explicação para o sucesso é que ela faz parte de um forte debate online sobre o futuro da agricultura no país.
Cercada de fardos de feno e vestindo macacões verdes, um grupo de jovens mulheres canta uma música elogiando agricultores. As mulheres são estudantes universitárias e integram um coral chamado Pigekoret IVAR. O vídeo, "A Noruega Precisa do Fazendeiro", foi visto mais de 163 mil vezes.
Credito: Pikekoret IVAR/Youtube
Governo quer mudar leis que gerem a agricultura no país
Elas dirigem tratores, alimentam vacas e comem hambúrgueres. Parece algo leve - mas as entrelinhas são claramente políticas.
Eles fazem coreografias com pás e ancinhos na mão enquanto cantam: "Várias gerações cuidaram da fazenda, mas as reformas do governo destruir as normas. Poderíamos ter um novo governo no país, por favor?"
Em uma cena, assim que as mulheres do coral veem um personagem que parece com a ministra da Agricultura do país, Sylvi Listhaug, elas abaixam as ferramentas e a perseguem pelo campo. "Viva o agricultor! Listhaug, você pode simplesmente desistir," elas cantam.
Credito: Pikekoret IVAR/Youtube
"Viva o agricultor", cantam as jovens
A ministra Listhaug integra um governo que quer reduzir os subsídios aos agricultores e fazer mudanças fundamentais na forma como fazendas são geridas. Os agricultores da Noruega recebem uma das maiores proporções de subsídios agrícolas no mundo, de acordo com um estudo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
O governo quer acabar com uma lei que exige que o agricultor viva na fazenda, mudar as leis de herança e também mudar a forma como a terra rural é vendida, dizendo que essas medidas seriam necessárias para conseguir baixar os preços dos alimentos no país - que são notoriamente altos.
Pikekoret IVAR/Youtube
Grupo afirma não ter ligação com políticos ou grupos de lobby
As alterações poderiam pavimentar o caminho para grandes propriedades rurais e produção mais eficiente de alimentos.
"Nós não queremos grandes fazendas. Isso não é bom para os animais ou o ambiente", diz Gina Marie Ovale, que cresceu em uma fazenda e ajudou a escrever a letra da música.
A letra é claramente a favor dos pequenos agricultores e contra os alimentos importados, mais baratos. Ovale diz que "a ideia da música é dar uma força para os agricultores".
Credito: Pikekoret IVAR/Youtube
Integrantes do grupo são jovens universitárias
"Sim, os preços dos alimentos são altos aqui ", ela admite. "Mas os salários das pessoas também são altos."
Um porta-voz do ministro disse ao BBC Trending que "o vídeo ressalta uma posicionamento político como parte de um debate antes das próximas negociações anuais sobre o acordo agrícola. O ministério não tem qualquer comentário a fazer sobre o vídeo."
O Pigekoret IVAR afirma que eles não são políticos ou ligados a nenhum grupo de lobby agrícola.
Eles dizem que o vídeo foi filmado e editado por um amigo como parte de um festival de fim de ano. "A reação tem sido uma loucura", diz Helene Meltzer, uma das integrantes do coral. "Nós tivemos feedbacks muitos bons. A maioria das pessoas acha que é um vídeo bonitinho e divertido."

Fonte:http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2015/04/150410_agricultura_noruega_lab?ocid=socialflow_gplus

Postagens mais visitadas deste blog

ESSAS 10 CRIANÇAS GENIAIS CERTAMENTE IRÃO TE DEIXAR PERPLEXO

ABSURDO NA NET : AO AMAMENTAR MÃE É ACUSADA DE INCESTO POR INTERNAUTAS

BELÍSSIMO VÍDEO DE DOIS BEBÊS GÊMEOS QUE PENSAM AINDA ESTAR NA BARRIGA DA MÃE