INCRÍVEL,HOMEM TOCA E CANTA DURANTE CIRURGIA NO CÉREBRO(VÍDEO)


[VÍDEO] Homem toca e canta 
durante cirurgia no cérebro


Um fato no mínimo inusitado chamou atenção da população brasileira na última semana. O catarinense de 33 anos, chamado Anthony Kulkamp Dias, passou protagonizou um vídeo onde ele aparecia tocando violão enquanto passava por procedimento cirúrgico no cérebro.
De acordo com a imprensa, os próprios médicos solicitaram a Anthony que ele tocasse o instrumento durante o procedimento para garantir que nenhuma área importante do cérebro, como fala, coordenação motora e outras funções básicas fossem afetadas. A cirurgia aconteceu em Tubarão-SC, no dia 28 de maio.
O procedimento cirúrgico pelo qual passou Anthony tratava de um tumor cerebral que o rapaz descobriu 15 dias depois do nascimento de seu filho Emanuel. De acordo com o homem, ele percebeu que algo estava errado quando não conseguiu dizer o nome de seu carro, além de estar gaguejando.
“Toquei seis músicas em determinados momentos. A mão do lado direito estava um pouco fraca por causa do lado onde eles estavam mexendo. Então eu parava e descansava. Fui intercalando as músicas e conversando com eles”, disse o paciente ao ‘G1′.

De acordo com o anestesista Jean Abreu Machado, esse tipo de manobra é realizada em casos onde o tumor está próximo de áreas responsáveis por fala e movimentação, para evitar a perda destas funções, ou lesões durante o procedimento. “As áreas com funções especiais podem ser monitoradas em tempo real. Assim, são menores as chances de lesão e é possível uma otimização do tratamento”, explicou Jean, em entrevista ainda ao mesmo portal. [G1]

A equipe do neurocirurgião Dr. Marcos Ghizoni realizou, na última semana, mais uma cirurgia para extração de tumor cerebral em que o paciente é mantido acordado. Desta vez, os testes realizados, durante o procedimento, foram além da interação através de gestos e fala entre paciente e equipe cirúrgica. Anthony Kulkamp Dias, de 33 anos de idade, cantou e tocou violão enquanto os médicos realizavam a cirurgia. Começou com Emanuel, música que ele mesmo compôs ao filho, nascido há poucos meses, seguida por Yesterday, dos Beatles, uma canção em alemão, Bem Maior (Roupa Nova) e a canção sertaneja ‘Telefone Mudo’ (Trio Parada Dura).


Comentários